Como começar a aprender Inglês com sucesso

aprenderidiomas

PREPARAMOS ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ APRENDER INGLÊS COM SUCESSO!

Aprender uma nova língua estrangeira pode parecer assustador, especialmente se você começar do zero: novas palavras, estruturas gramaticais diferentes e até a escrita muda… Não se preocupe, não é tão difícil quanto parece! Preparamos algumas dicas para você que está começando a aprender inglês com mais sucesso!

  1. Estabeleça metas claras para o aprendizado de idiomas

Você quer estudar ou trabalhar no exterior? Você quer viajar pelo mundo? Você quer se comunicar com estranhos sem bloqueio?

Vou te ajudar a clarear suas idéias, pois entendo que muitas pessoas as vezes não conseguem estabelecer metas claras, pois dependendo do momento de sua vida que você esteja passando, parece que dá um branco geral na mente…

Vamos lá:

Para uma meta fazer sentido ela precisa ser específica, mesurável, ter prazo e comprometimento.

a) Específica: Para onde você quer viajar e o qual objetivo de sua viagem?

Você pode querer viajar o mundo, mas especificamente, escreva aí numa folha:

“Qual país quer ir primeiro?” ; Supondo que você queira ir para os Estados Unidos, portanto escreva ai qual a cidade americana você pretende e o que você irá fazer lá? Por exemplo…

Embora seu objetivo seja possa ser turismo, negócios ou Intercâmbio… o mais de um desses ao mesmo tempo, então tem problema! Você deve escrever ai na sua folha especificando todos eles, com o máximo de detalhe possível, assim como citei para você anteriormente.

b) Mensurável: Aqui é um ítem que você vai ter que tomar bastante cuidado, porque é onde você vai “dimensional, medir” seu objetivo.

Por exemplo, suponha que você queira ir fazer Intercâmbio em San Francisco, só que para isso você decidiu que precisará estar pelo menos falando, lendo e escrevendo razoavelmente inglês.

Percebe que a palavra “razoavelmente”, não define claramente o nível das habilidades que você precisará ter desenvolvido… então cuidado com isso!

Embora muitas pessoas acrediquem que o ideal é “Esperar estarem “prontas” para então entrar em ação… Eu te recomendo “entre em ação para então ficar pronto(a)!” .

Estabeleça algo que meça de forma simples e prática o nível que te dê uma certa segurança, mas que não te deixe na zona de conforto ou que seja excesso de exigência ou perfeccionismo de sua parte.

Você deve colocar algo como: Quando eu conseguir comunicarme bem com minha professora de Inglês, em nível falado eu me sentirei pronto para viajar…

Ou quando eu terminar o Livro XYZ da escola, ou se você estuda sozinho(a), você também pode colocar que, quando conseguir entender 70% de uma música que goste, ou filme, ou livro, ou quando você conseguir conversar via chat com os gringos, enfim…

O meio pelo qual você irá fazer essa medição não importa, o que importa é ter estabelecido uma maneira para medir os resultados e assim acompanhar sua evolução, percebe?

c) Prazo: Esse também é um ponto que requer MUITA atenção, muita mesmo…

Não espere estar preparado nem em nível de inglês, nem em nível financeiro para fazer sua viagem para praticar Inglês… muitas vezes o momento ideal, a situação ideal, e a preparação perfeita, não vão acontecer!

Então prepare-se desde já em todos esses quesitos. Comece economizando um valor por mês, embora não seja muito em diversos casos, mas isso vai te motivar a continuar estudando e investindo em você….

Pense que você é como uma acionista da “bolsa de valores” e o fundo de investimento é “você mesmo”. Portanto quanto mais você investir, mais as situações vão se tornando favoráveis e propícias para ti.

As vezes pode surgir um emprego que você vai ganhar mais, ou o seu primeiro emprego… as vezes uma herança inesperas, outras vezes surge alguém ou algo que irá precisar que você viaje por ele, enfim esteja preparado e investindo em você, pois você é o seu maior ativo.

Então para isso estabeleça prazos para sua viagem, para seus estudos; por exemplo, se você se organizou para estudar 4x por semana, durante 50 minutos por dia, até chegar no nível intermediário… Faça isso!

Percebe como deve ser feito? Tudo tem que ter prazos definidos… isso que são metas e os resultados virão à partir desses pequenos compromissos que você fizer com você mesmo.

d) Comprometimento: Como citei antes, se você é o seu maior ativo, então você precisa se cumprir os acordos que você fará com você mesmo!

Na sua folha com o seu plano de metas escrito no detalhe, ao final de cada objetivo, logo após o prazo que você deseja realiza-a, você deve escrever uma Nota de comprometimento (NC) de zero à cinco, onde 0= Zero (baixo comprometimento) e 5= cinco (é totalmente comprometido).

Pense, se você colocar NC= 0 para todos, significa que não é importante para você aquela Meta, ou seja, não haveria razão para ela estar ali, concorda?

Se você colocar como NC= 5 para todas as metas, quer dizer que TUDO é prioridade para você, ou seja, se tudo é importante e prioridade e você está dizendo que irá se comprometer ao máximo, a chance de você não conseguir focar direito em cada ítem de sua meta, é grande!

Quem foca em tudo, não foca em nada… portanto estabeleça critérios coerentes para que você consiga cumprir e se desafiar, pense nisso como uma escala de comprometimento, do mais importante ao menos;

Nem sempre o que tiver, inicialmente com o NC=1, neste momento, é o menos importante… ele só não será tão importante quanto, por exemplo, assistir 30 minutos de uma série em inglês sem legenda, na qual você irá transcrever o vocabulário. Entende?

Então coloque suas metas no papel, porque isso vai ser super importante nesta etapa e pense nelas como um mapa, que irá te levar ao resultado de aprender Inglês.

Resumindo, meu conselho aqui é: invista em você como seu maior ativo; e de tempos em tempos, atualize suas metas, pois à medida que você vai evoluindo no Inglês, suas metas deverão ser atualizadas, ou até mudarem.

E seja qual for o motivo que te levou à aprender o idioma Inglês, este será o seu melhor motivador para não desistir e se esforçar cada vez mais!

  1. Assista a filmes e séries em inglês!

Atualmente, não há escassez de conteúdo em inglês nem na televisão, nem na internet. Filmes, séries, documentários, blogs,  vídeo de dicas e músicas, são ótimas ferramentas de aprendizado de idiomas. Eles lidam com tópicos diferentes para que todos possam encontrar algo que goste e se identifique.

Embora você pense que não irá entender as palavras, ou não entenderá nada inicialmente, isso ainda irá te ajudar no desenvolvimento do seu idioma, principalmente a treinar seu ouvido a escutar as pronúncias corretas de muitas palavras e frases em inglês nativo ou não.

Esse exercício ajuda também a seguir um fluxo da língua falada por diferentes pessoas e com paciência e perseverança, você passará a entender cada vez mais… Portanto não desista, toda grande caminhada começa com um pequeno passo.

  1. Leia em inglês!

Assim como filmes e séries, os textos em inglês estão disponíveis para todos. Para iniciantes também tem diversos tópicos em livrarias, como também livros que são adaptados ao nível inicial de conhecimento, com um número limitado de palavras e vocabulários mais simples.

Há também muitos sites na Internet que adotam os tópicos atuais ao nível iniciante do idioma inglês (disponibilizei dois deles aqui, basta você clicar: BNE e NE). O ideal seria você começar a ler em voz alta e se você não tiver certeza da pronúncia de uma palavra, a maioria dos dicionários de inglês on-line, possuem uma pronúncia gravada das variantes britânica e americana.

  1. Obtenha um bom dicionário!

Embora o Google Tradutor ser muito bom, ainda não é suficiente!

Um bom dicionário físico, contém exemplos do uso das palavras, além da forma escrita da fonética; muitas vezes ele têm exemplo de aplicações em frases, nas quais a palavra aparece com frequência. O vocabulário também é melhor adotado no contexto, enfim procure um bom dicionário e experimente, tenho certeza que irá ajudá-lo!

  1. Contato com o Inglês todos os dias!

Antes de descartar essa idéia, por ter muitas responsabilidades e outras prioridades, lembre-se de que mesmo um pouco de esforço levará a resultados!

Se você ouvir uma música em inglês no YouTube todos os dias e seguir os versos, ou se ler um artigo e escrever 3 frases curtas sobre ele (como um resumo ou sua opinião), ou se pesquisar na página da Internet por algo de seu interesse e visualizar fotos e descrições, muitas coisas úteis já foram feitas para o progresso do seu idioma!

Aprender é mais divertido e eficaz apenas quando você não tem a sensação de aprender!

Espero que você aproveite essas dicas e coloque-as todas em prática Hoje mesmo…

Participe do treinamento de Imersão no Inglês, são 04 aulas online de 50 minutos cada, ao vivo e em tempo real com professor, onde apresento uma maneira rápida, simples e prática para Aprender Inglês… Clique aqui para saber mais