Palavras em Inglês: 10 dicas para Memorizá-las rapidamente e chegar à fluência

5/5 - (12 votes)

Palavras em Inglês: 10 dicas para Memorizá-las rapidamente e chegar à fluência

Você já deve ter percebido que alguns estudantes com pouco tempo de curso, conseguem Falar Inglês e que outros, que estudam a vida toda ainda falam devagar ou nem falam?

E mais… muitas vezes você está tão preocupado em aprender as regras para poder falar tudo certinho, mas percebe que te falta vocabulário para encaixar nos seus diálogos em Inglês?

Ou então você é daqueles que não consegue simplesmente, na hora de falar, lembrar de tantas palavras que você já aprendeu… e por fim você trava numa conversação?

Se você se identificou com algum desses casos, mantenha a calma… leia até o fim deste Post, pois terá dicas preciosas aqui para você lidar com suas dificuldades na hora de falar ou estudar Inglês!

Aprender inglês é divertido, embora muitos vejam a prática da língua como um idioma relativamente “fácil”, a maioria dos estudantes sentem muita dificuldade no aprendizado, principalmente na hora de Falar inglês. O idioma inglês tem por volta de 750.000 palavras, portanto querer aprender todo vocabulário da língua rapidamente, pode ser um pouco complexo e difícil, até para quem gosta muito e tem facilidade com idiomas; Mas quero te dar algumas dicas aqui que vai facilitar seu aprendizado, pois você não precisa se preocupar em memorizar todas essas 750.000 palavras do Inglês de uma vez, e isso que vai tornar sua prática de Aprendizado mais simples e direta.

Estou falando de usar estratégias corretas, e assim, você irá reduzir o percurso no aprendizado da língua, pois tenho certeza que muitas dessas palavras você vai memorizar de um jeito muito fácil, simples e rápido, pois você irá fazer associações mentais com o que você já conhece!

Isso mesmo, você já têm uma língua mãe aí programada em seu cérebro, não é verdade? Então à patir disso, você já têm condições de reduzir muito o número de palavras em Inglês que são “totalmente” diferentes da sua língua mãe, que no nosso caso, é a língua Portuguesa.

Veja bem, separei 10 dicas aqui para facilitar esse processo de memorização de vocabulários em Inglês, mas não esqueça que criar um plano estratégico de estudo, porque todo processo de aprendizagem requer motivação, disciplina e planejamento, portanto se você não leu as outras dicas que eu escrevi sobre isso, vou deixar aqui abaixo os artigos para te auxiliar:

Como começar a aprender Inglês com sucesso

Sobre aprender Idiomas

Você quer aprender Inglês de maneira rápido e fácil

Vamos então às 10 dicas de memorização de palavras em Inglês?

1. Leia tudo em Inglês que você possa colocar em suas mãos e torne isso uma prática

Livros, brochuras, jornais, sites, e-mails, seu feed de notícias no Facebook, produtos para café da manhã, Menus de restaurantes, etc… o que estiver em inglês, leia! Por quê? Porque todas as letras são preenchidas com palavras deliciosas e imagens, que podem expandir seu vocabulário no idioma. Isso ajuda a melhorar seu vocabulário rapidamente, conforme você vê as palavras em novos contextos em diferentes lugares, você as vai tornando parte de sua rotina.

2. Anote as novas palavras do idioma

Há uma razão pela qual essa dica é um verdadeiro clássico. Funciona! Quando lemos uma nova palavra em Inglês, procuramos entender seu significado e entener sua fonética, portanto você não sente que a esquecerá imediatamente; Mas acredite, a palavra não ficará presa na sua cabeça para sempre.

Para evitar esquecer a palavra, você deve criar o hábito de ter um pequeno bloco de notas em sua mochila ou bolsa, para que você possa escrever-la assim que a ouvi-la ou vê-la em algum lugar. Ao mesmo tempo, se você a escrever dentro de um contexto, ao invés de apenas traduzi-la, você vai notar que será capaz de lembrar o significado dessa palavra mais facilmente. Você também pode pesquisar outras frases que contenha esse novo vocabulário, exemplos ou significados da mesma, dessa forma você estará exercitando a “repetição” , e contextualizando assim para seu cérebro o quão importante é essa palavra, isso certamente te dará mais chances de não esquecê-la tão facilmente e evita que você seja enganado na próxima vez que encontrá-la.

3. Converse em Inglês com pessoas ao vivo

E se você não usasse o seu idioma ativamente, será que você teria aprendido a falar?

Pois é, no nosso caso, se quando criança não tivessemos exercitado falar as palavras que estávamos aprendendo com os nossos pais, repetindo constantemente, ainda que com a pronúncia errada e com erros de tempos verbais, acentos, e demais regras granaticais, não teríamos aprendido a falar Português com segurança e fluência, simples assim!

Sim, eu sei que nos tornamos realmente bons em nos comunicar sem abrir a boca também, mas quando se trata de aprender um idioma, é tudo uma questão de dizer algo e repetir, repetir e repetir… e de preferência em voz alta, pois dessa forma, ficará muito mais recente em sua memória, do que se você apenas ler ou escrever. Pense em quantas vezes você já ouviu pessoas dizerem: “Eu entendo tudo que alguém fala em Inglês, mas travo e não consigo falar”. Muitas pessoas se unem porque não ousam abrir a boca, portanto, Não pense assim! Em vez disso melhore seu inglês oralmente, para isso procure pessoas que falam inglês para conversar, faça um curso em inglês ou inscreva-se em um curso on-line, mas não se limite a só estudar sem praticar, pois lembre-se sempre da maneira como você aprendeu a falar sua língua quando criança!

4. Siga um podcast ou canal do YouTube em Inglês

Você gosta de humor? Política? Blogging? Cozinha? Entrevistas? Engenharia? Finanças? Estórias? Culturas?

Há diversos podcasts em inglês e canais do Youtube para todos os gostos e interesses. Opte por seguir algum que te agrade, desperte seu interesse em manter uma rotina e principalmente, que te desperte curiosidade. Portanto ouça-os enquanto estiver dirigindo, comendo, na academia ou assista à alguns vídeos durante os intervalos na escola ou no trabalho. Para iniciantes, você pode pensar que os sotaques locais são difíceis de entender, mas mantenha-os assim mesmo, até que uma hora seus ouvidos comecem a se acostumar com a nova língua. Com o tempo você começará a rapidamente entender o que está ouvindo. E não se esqueça do seu caderninho ou bloco de notas para ir colocando as novas palavras, expressões ou gírias que você queira memorizar.

5. Viaje e aprenda inglês no exterior

Existe uma maneira melhor de colocar em prática seu Inglês do que morar e estudar em um país de língua inglesa?

Não é segredo que o inglês é a língua mais falada no mundo. Com vários países para escolher, você pode identificar exatamente o local que possui o ambiente, o clima ou a atmosfera do aluno que melhor lhe convier. Vou deixar uma lista de algumas das melhores opções de países para intercâmbios, mas alguns deles são: Austrália , Nova Zelândia , Inglaterra , EUA , Canadá e África do Sul, e muitos outros… Quero conhecer as melhores opções de países para Intercâmbio, clique aqui.

6. Pratique Inglês com seus amigos

Você tem amigos fazendo atualizações de status em inglês? Aprenda inglês lendo o que eles escrevem e escolha um ou dois com os quais você possa se aprofundar e ler todos os dias. Pode ser notícias, revistas, vídeos, postagens em blogs, músicas ou qualquer outra coisa. Se está em inglês e é um tópico que lhe interessa, é apenas uma leitura livre.

Outra dica boa é combinar com estes seus amigos que estudam ou já falam inglês, um bate papo só em Inglês! Assim um ajuda o outro e todo mundo pratica… pde ser em uma reunião informal num almoço, num café, numa lanchonete, ou até mesmo em uma biblioteca. Seja criativo e aproveite para colocar o papo em dia, só que em inglês!

7. Faça muitas perguntas sobre o idioma

A curiosidade é a chave para se tornar um “falante de inglês fluente”. Ao tentar aprender inglês, você terá um mar de perguntas ao longo do caminho. Não se intimide de perguntar ou responder o que você ainda não sabe corretamente inglês, seja curioso e tente falar assim mesmo. Se você estiver participando de um curso de inglês , poderá perguntar ao seu professor (é para isso que ele existe, não tenha medo dele), mas se você estiver estudando inglês sozinho, não se preocupe: você pode encontrar respostas na Internet através de blogs ou sites de idiomas, perguntar à outros alunos ou procurar a resposta em um fórum. Acredite, você vai dar um jeito, o que não pode é se deixar abater e desistir de praticar a língua.

8. Aprenda inglês com as estrelas

Melhore o seu aprendizado escolhendo um ator ou cantor de língua inglesa que você gosta. Então você pode ficar on-line e ouvir algumas entrevistas que eles fizeram. Assista uma vez quando estiver apenas ouvindo e depois novamente, onde você passa um tempo escrevendo boas palavras e palavras que gosta. Gírias, histórias, humor ou pequenas histórias que são contadas durante as entrevistas certamente podem fornecer muito material novo para você trabalhar.

9. Comece com o que você realmente precisa

Seus estudos do idioma inglês serão muito mais simples se você se lembrar do “Por quê” você deseja aprender Inglês. Quer fazer um doutorado na universidade? Então você pode se concentrar em melhorar seu vocabulário em relação ao seu campo de educação.

Você tem uma conferência no exterior agendada? Então, tente aprender alguns quebragelo em inglês que você pode usar para conhecer novas pessoas.

Você está indo para uma viagem de férias no exterior? Aprenda frases de viagem e turismo, como fazer check in no hotel, frases para o aeroporto e como pedir informações sobre o local; estude a cultura do país que você vai, e alguns costumes locais, isso te ajudará a enteder melhor certas situações da rotina local.

10. Não se julgue e se cobre o tempo todo quando estiver com dificuldades

Quando você começar a achar que é muito difícil aprender algo no inglês (o que acontece com muitos, quando querem aprender um novo idioma), não comece a dizer: “Não sei falar inglês” ou “Isso nunca vai entrar na minha cabeça”. De fato, você deve apagar completamente essas frases limitantes dos seus pensamentos, urgente!

Pensamentos sabotadores, perfeccionistas e de autocobrança só vão dificultar sua evolução no aprendizado de inglês e, ao mesmo tempo, fazem com que tudo pareça obscuro e difícil. Em vez disso, diga: “Estou aprendendo inglês e aprendendo algo novo todos os dias”, “Nem sempre é fácil, mas definitivamente vale a pena”, “Já estou muito melhor que a metade anos atrás ”e outras frases que fazem você ver tudo em uma perspectiva mais ampla.

Espero que você consiga colocar em prática todas essas dicas e implante-as em sua rotina de estudos do inglês!